Um grupo de homens armados invadiu a sede do canal de televisão TC Televisión, em Guayaquil, no Equador, nesta terça-feira (9/1) por volta das 16:30 (14:30, no horário de Brasília). Vídeos do momento mostram que a gangue obriga os jornalistas a deitarem no chão, e é possível ouvir gritos e pessoas pedindo para não atirar.
Os homens encapuzados aparecem armados com rifles e granadas. "Não atirem, por favor, não atirem", é possível ouvir uma mulher dizendo nas imagens transmitidas pela televisão, enquanto outras pessoas sentadas no chão cobrem o rosto. A polícia foi encaminhada ao local e outros meios de comunicação ordenaram o fechamento das portas e evacuaram os funcionários.
- Presidente do Equador pede redução pela metade de orçamento para posse
- Equador anuncia cortes de energia devido à seca
A ocorrência se deu algumas horas depois que o presidente Daniel Noboa declarou o estado de emergência de 60 dias em resposta a fuga da prisão, no último domingo (7/1), do líder da maior facção do Equador, a Los Choneros, e pelo aumento dos casos de violência do país. Entre as medidas aplicadas estão um toque de recolher e a presença militar nas ruas.
Veja o vídeo:
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori