A Austrália passou a proibir a exibição de símbolos e saudações nazistas. O projeto de lei foi apresentado pelo parlamento federal australiano em dezembro 2023. A nova lei visa garantir que ninguém na Austrália tenha permissão para glorificar ou lucrar com atividades e símbolos que enaltecem os nazistas e sua ideologia.
A legislação antinazista na Austrália surgiu a partir de um contexto global. Em 2023, à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) debateu uma resolução para combater a glorificação do nazismo. A resolução foi aprovada com 118 países votando a favor, 49 contra e 14 se abstendo. Países como EUA, Reino Unido, Japão, Ucrânia, França, Canadá e outros, incluindo a própria Austrália, opuseram-se à resolução, que tem caráter recomendatório.
- Brasil adia exigência de visto para Austrália, Canadá e EUA; veja nova data
- Ilha de calor: o 'assassino silencioso' que assusta o verão da Austrália
A exibição, venda e o comércio de símbolos de grupos terroristas são igualmente proibidos, também podendo resultar em 12 meses de prisão.
Entretanto, a suástica não está incluída na proibição, por ser considerada um símbolo antigo em várias religiões, como hinduísmo, budismo e jainismo.
Saiba Mais
-
Economia 3 conselhos para poupar e ensinar seus filhos a lidar bem com dinheiro
-
Mundo Porta de avião que se soltou durante voo é encontrada em quintal de casa
-
Ciência e Saúde O polêmico 'chip da beleza' que preocupa médicos e pode causar até AVC
-
Política 8 de janeiro: as perguntas sem respostas um ano após ataques
-
Mundo Israel diz ter desmontado infraestrutura do Hamas no norte da Faixa de Gaza
-
Mundo Japão: idosa é encontrada viva sob os escombros 5 dias após terremoto