O líder norte-coreano, Kim Jong Un, instou seu país a expandir a produção de lançadores de mísseis em preparação para um "confronto militar" com a Coreia do Sul e os Estados Unidos, conforme relatado pela imprensa estatal nesta sexta-feira (5).
A informação foi divulgada depois que a Casa Branca revelou que a Coreia do Norte forneceu à Rússia os mísseis balísticos usados nos recentes ataques contra cidades ucranianas.
A agência oficial KCNA mostrou imagens de Kim com sua filha Ju Ae em uma visita à fábrica que produz os lançadores móveis eretos (TEL, na sigla em inglês) usados para os mísseis balísticos intercontinentais do país, onde ele instou a "um esforço dinâmico para aumentar a produção" das armas.
Kim disse aos trabalhadores da fábrica que a produção de TEL é muito importante "dada a situação grave que requer que o país esteja mais firmemente preparado para um confronto militar com o inimigo", conforme publicado pela KCNA.
Na quinta-feira, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, afirmou que "a Coreia do Norte recentemente forneceu à Rússia sistemas de lançamento de mísseis balísticos e vários mísseis balísticos", alguns dos quais foram usados em 30 de dezembro e 2 de janeiro em ataques contra a Ucrânia.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde Os desafios que sucesso do Ozempic trouxe para sua fabricante
-
Ciência e Saúde Por que cada língua é única e como isso influencia seu paladar
-
Mundo Kim Jong-un: filha seria 'provável sucessora', diz Coreia do Sul
-
Esportes Condenado por assassinato de namorada, Oscar Pistorius deixa prisão em liberdade condicional: relembre o caso
-
Mundo 5 fatores que afetarão profundamente a guerra na Ucrânia em 2024
-
Mundo Israel anuncia plano para 'limitar' gestão palestina de Gaza