Um urso polar morreu em decorrência de gripe aviária, de acordo com o Departamento de Conservação Ambiental do Alasca. O caso, registrado em dezembro, chama a atenção pelo fato de uma doença contagiosa matar o animal que vive na North Slope Borough, perto de Utqiagvik, uma das comunidades mais ao norte do Alasca, uma das regiões mais remotas e extremas do mundo.
“Este é o primeiro caso de urso polar relatado, em qualquer lugar”, disse Bob Gerlach, veterinário do estado do Alasca, ao Alaska Beacon. O animal morreu em outubro de 2023, mas a causa só foi confirmada em dezembro pelo Departamento de Conservação Ambiental do Alasca.
As autoridades testaram o corpo do animal em 6 de dezembro e confirmaram que ele havia contraído o vírus no mesmo dia, segundo o jornal inglês The Independent.
- Vídeo mostra invasão de urso durante piquenique em parque no México
- Urso em Marte? Nasa capta "rosto do animal" em solo marciano; veja imagem
Como o urso pegou gripe aviária
Cientistas creem que o urso polar vítima da gripe aviária contraiu a doença depois de consumir carne infectada de restos de aves mortas. De acordo com o Gerlach, o frio extremo contribui para a sobrevivência do vírus. “Se uma ave morrer por causa disso, especialmente se for mantida em um ambiente frio, o vírus pode permanecer no ambiente por um tempo”, disse ele.
Bob Gerlach acredita que a gripe aviária pode ter matado mais ursos polares ao longo da história. No entanto, o fato de esses animais viverem em locais remotos dificulta os registros de seus óbitos.