A norte-americana Lisa Mercer, 49 anos, precisou retirar todo o nariz após descobrir câncer no sino paranasal e base do crânio em estágio três. A cirurgia de retirada durou oito horas e a mulher teve que realizar 30 sessões de radioterapia. "Quando me vi pela primeira vez sem o nariz, foi assustador. Demorou muito tempo para que eu me acostumasse”, relatou Lisa, ao jornal The Sun, na segunda-feira (18/12).
Antes de descobrir o câncer no nariz, Lisa recebeu o diagnóstico de sinusite após começar a sentir dores no órgão olfativo. O quadro foi evoluindo e a mulher começou a sentir cheiros estranhos e a sensação de ter um "buraco" no nariz. “Eu conseguia sentir um caroço e tinha um cheiro ruim, como de cocô. Nesse ponto, eu já estava convencida que estava com câncer", lembra. Lisa passou por dois procedimentos cirúrgicos antes da retirada do nariz.
Atualmente, a mulher utiliza uma prótese magnética que precisa ser limpa três vezes ao dia. Lisa acredita que tenha desenvolvido estresse pós-traumático por causa da experiência com o câncer. "O câncer de cabeça e pescoço parece estar surgindo cada vez mais e as pessoas não estão sendo atendidas ou diagnosticadas com rapidez suficiente", destaca Lisa.
Saiba Mais
-
Mundo Qual era a real aparência de Jesus, segundo historiadores
-
Mundo França aprova lei que dificulta imigração; entenda o que muda
-
Mundo Padre francês renuncia após anunciar em missa que será pai
-
Mundo O que é a cláusula de insurreição usada contra Trump para tirá-lo de eleição no Colorado
-
Mundo Iêmen: quem são os rebeldes que juraram atacar todos os navios rumo a Israel no Mar Vermelho
-
Mundo Nostradamus: previsões para 2024 têm guerra, fome e novo rei
-
Mundo O primeiro presépio montado há 800 anos por Francisco de Assis