Um vulcão, localizado ao sul de Reykjavik, a capital da Islândia, entrou em erupção, na noite de segunda-feira (18/12). A atividade vulcânica começou após uma série de tremores. Segundo a agência meteorológica islandesa, a intensidade da erupção se estabilizou nesta terça-feira (19). "Vamos esperar e ver o que as forças da natureza nos reservam", declarou o presidente Gudni Thorlacius Johannesson.
O diretor do Departamento de Proteção Civil, Vidir Reynisson, pediu à população que permaneça afastada da área de risco por questões de segurança. "Isto não é uma erupção turística", afirmou. O alerta para a erupção na capital começou em novembro, quando quatro mil habitantes de Grindavík, um porto pesqueiro situado a 40 km da cidade, deixaram o local.
A Islândia fica localizada entre as placas tectônicas eurasiáticas e norte-americana e é uma das regiões vulcânicas mais ativas do planeta. O país europeu possui 33 vulcões ou sistemas vulcânicos catalogados como ativos. Ainda não se sabe quanto tempo o fenômeno deve durar.
Veja o vídeo:
Com informações da AFP*
Saiba Mais
-
Mundo Papa Francisco: A guerra subterrânea entre conservadores e progressistas na Igreja Católica
-
Mundo Terremoto mata mais de 100 pessoas na China
-
Mundo Por que decisão da Igreja Católica de abençoar casais gays não deve ser passo para reconhecer casamento homoafetivo
-
Mundo UE abre investigação formal contra rede social X por "conteúdo ilegal"
-
Mundo Presidente do Egito vence eleição com 89,6% dos votos
-
Mundo Entenda o que muda após Vaticano aprovar benção a casais do mesmo sexo