AGROPECUÁRIA

Ministros da Agricultura da América Latina se reúnem na COP28

Entre os temas discutidos, os debatedores ressaltaram a possibilidade da agricultura sustentável de reter carbono no solo, o que diminui a liberação de CO2, gás do efeito estufa, na atmosfera

Autoridades do setor agropecuário da América Latina estiveram reunidos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), sediada em Dubai, para discutir o papel das atividades no enfrentamento à crise climática. O encontro ocorreu no domingo (10/12) no pavilhão organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no evento.

Entre os temas discutidos, os debatedores ressaltaram a possibilidade da agricultura sustentável de reter carbono no solo, o que diminui a liberação de CO2, gás do efeito estufa, na atmosfera. Participaram os ministros de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Chile, México, Dominica, Honduras, Laura Suazo; e de São Vicente e Granadinas, Saboto Caesar.

“O princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas na mitigação da mudança do clima vai se diluindo ao longo do tempo. E há muita hipocrisia por parte dos países desenvolvidos. Hoje estamos fazendo a COP28 em um país petrolífero, e esse setor é a principal causa da mudança do clima. A agricultura está muito longe disso”, argumentou Fernando Mattos, ministro do Uruguai.

Os participantes ainda concordaram que é dever dos países desenvolvidos financiar projetos das nações em desenvolvimento que buscam a mitigação da crise do clima.

Essa é a segunda vez que o setor de agricultura sustentável das Américas tem um pavilhão próprio na COP.

Mais Lidas