Após um dia de buscas, o helicóptero Bell 412 da Força de Defesa da Guiana foi encontrado nesta quinta-feira (7/12). Segundo nota da Defesa, a aeronave está no solo, mas o resgate ainda não conseguiu chegar até a estrutura do helicóptero por conta das condições climáticas — que atrapalham a aproximação de outras aeronaves. As tentativas devem continuar quando o tempo estiver mais favorável.
- Guiana, o país em disputa com Venezuela que cresce a ritmo galopante e receberá Lula em 2024
- Presidente da Guiana diz ter apoio de Lula em atrito com a Venezuela
A equipe ainda indicou que há possibilidade de sobreviventes. O helicóptero sumiu por volta das 11h20 de quarta-feira (6/12) a 48km do vilarejo de Arau, próximo da fronteira com a Venezuela. A aeronave sobrevoava com três tripulantes e quatro passageiros.
Os dois países vivem uma situação de conflito pelo território de Essequibo, região da Guiana que a Venezuela quer anexar. No último domingo (3/12), o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela fez um plebiscito para saber se os cidadãos venezuelanos são a favor da anexação. Segundo o órgão, 96% dos eleitores participantes são favoráveis.
Saiba Mais
-
Política Essequibo: Lula oferece Brasil para sediar mediação entre Venezuela e Guiana
-
Mundo Maduro divulga mapa da Venezuela com incorporação de Essequibo
-
Mundo Essequibo: Maduro determina criação de estado venezuelano e concessão de licenças petrolíferas na região controlada pela Guiana
-
Mundo A resposta da Guiana ao referendo na Venezuela sobre o disputado território de Essequibo
-
Mundo Essequibo: o que Venezuela pode fazer após 'sim' vencer votação sobre anexação de território da Guiana
-
Mundo Essequibo: venezuelanos aprovam em referendo anexação de território da Guiana