Por nove anos seguidos, uma casa de Union Vale, cidade do distrito rural de Dutchess (estado de Nova York, Estados Unidos), mantém o recorde de maior iluminação de Natal em ambiente residencial do mundo. Neste ano, o casal Timothy and Grace se superou: são 720.420 luzes a compor uma decoração composta de iluminação que pulsa ao ritmo de 255 músicas.
O casal é detentor da nomeação do Guinness World Records, o livro dos recordes, desde 2014. Todos os anos, cerca de 60 mil pessoas visitam a cidade, de cerca de 4,6 mil habitantes, para visitar a atração natalina da casa dos Gay. São diferentes elementos que compõem a decoração: bonecos de neve, bolas, estrelas e até um carro — tudo revestido por luzes.
Desde 2011, Timothy e Grace arrecadaram mais de 656 mil dólares com o turismo natalino, que doaram para instituições de caridade. A prioridade deles é o fundo para a brigada de incêndio voluntária da comunidade em que moram, mas doam também para outras causas.
Tradição de família
A família começou a decorar a casa para o Natal em 1995, quando nasceu o primeiro filho dos Gay. No início, era uma decoração tímida, de 600 luzes. Ao longo dos anos, o casal passou a iluminar o lago do jardim e as árvores ao redor.
Em 2011, Grace percebeu que faltavam apenas algumas centenas de luzes para a casa deles alcançar o então ganhador do Guinness, que era da Austrália. “Ela ficou obcecada em bater o recorde daquele ano”, disse o marido ao New York Times. Em 2012, a família ganhou o título de casa com mais luzes natalinas, mas perdeu em 2013. No ano seguinte, retomaram a vitória e mantêm o título desde então.
Leva cerca de três meses para elaborar o design e montar os 64 quilômetros de cordas de iluminação a cada Natal. Cada conjunto de luzinhas é conectado a um programa de computador, que permite a coreografia sincronizada à música das caixas de som.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br