Rússia

Candidatura de mulher que queria desafiar Putin nas eleições russas é rejeitada

Comissão eleitoral votou contra a nomeação da ex-jornalista Ekaterina Duntsova como candidata por supostas falhas de inscrição

Ekaterina Duntsova tem 40 anos e anunciou em novembro o desejo de se candiatar à presidência. -  (crédito: East2West/Reprodução)
Ekaterina Duntsova tem 40 anos e anunciou em novembro o desejo de se candiatar à presidência. - (crédito: East2West/Reprodução)
postado em 23/12/2023 15:35

Neste sábado (23/12), a candidatura de Ekaterina Duntsova às eleições presidenciais russas foi desqualificada pela comissão eleitoral do país, devido a supostas falhas em sua inscrição. A ex-jornalista televisiva desejava desafiar Putin no pleito que acontece em março do ano que vem, com propostas de acabar com a guerra da Ucrânia e libertar os presos políticos.

Um vídeo divulgado pela comissão eleitoral russa mostra a votação unânime de rejeição à candidatura de Duntsova. A desqualificação foi interpretada por críticos de Putin como manipulação política do regime russo, que deverá ter como resultado a manutenção do Kremlin no poder nas eleições de 2024.

Putin está certo da vitória, pois, segundo ele, conta com aprovação de cerca de 80% nas pesquisas de opinião e desfruta de “apoio legítimo de toda a sociedade”.

Inscrição de Dunstsova

Aos 40 anos, Duntsova anunciou em novembro que pretendia concorrer às eleições do país. Comentaristas a taxaram de louca, corajosa e até cogitaram se ela faria parte de um plano roteirizado pelo Kremlin para simular uma aparente competição política.

A jornalista afirmou à mídia russa que havia montado a inscrição para a candidatura às pressas, uma vez que teve dificuldade em encontrar um advogado disposto a certificar sua nomeação. Duntsova foi ignorada pela imprensa pró-Kremlin, que não noticiou sua intenção de concorrer às eleições e nem sua desclassificação.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->