Um vulcão, localizado ao sul de Reykjavik, a capital da Islândia, entrou em erupção, na noite de segunda-feira (18/12). A atividade vulcânica começou após uma série de tremores. Segundo a agência meteorológica islandesa, a intensidade da erupção se estabilizou nesta terça-feira (19). "Vamos esperar e ver o que as forças da natureza nos reservam", declarou o presidente Gudni Thorlacius Johannesson.
O diretor do Departamento de Proteção Civil, Vidir Reynisson, pediu à população que permaneça afastada da área de risco por questões de segurança. "Isto não é uma erupção turística", afirmou. O alerta para a erupção na capital começou em novembro, quando quatro mil habitantes de Grindavík, um porto pesqueiro situado a 40 km da cidade, deixaram o local.
A Islândia fica localizada entre as placas tectônicas eurasiáticas e norte-americana e é uma das regiões vulcânicas mais ativas do planeta. O país europeu possui 33 vulcões ou sistemas vulcânicos catalogados como ativos. Ainda não se sabe quanto tempo o fenômeno deve durar.
Veja o vídeo:
Erupção na Islândia!!! Durante a noite, a fissura eruptiva continuou a se estender atingindo 4.1km de extensão mas chegando a um ponto de equilíbrio, pelo.menos, por enquanto, os fluxos de lava não estão sendo direcionados a Grindavik!!! As imagens são extremamente… pic.twitter.com/nruG4gG1xr
— Sacani (Space Today) - AKA Gordão Foguetes (@SpaceToday1) December 19, 2023
Com informações da AFP*
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br