Javier Milei, 53 anos, toma posse como presidente da Argentina, neste domingo (10/12), em cerimônia na capital Buenos Aires. O político ultralibertário chega na Casa Rosada com promessas polêmicas e ousadas: romper com a "casta política", dolarizar a economia e extinguir o Banco Central.
A cerimônia de posse terá início às 11h e Milei passará por quatro locais: o Congresso Nacional, a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana e, por último, o Teatro Colón. No Congresso Nacional, ele será recebido pela vice-presidente e rival, Cristina Kirchner, e fará um juramento no salão principal. O atual presidente, Alberto Fernández, entrega um bastão presidencial a Milei, como símbolo da passagem de poder.
- Argentina: Javier Milei toma posse com a economia como fantasma.
- Cercado de dúvidas sobre apoio aos seus planos, Milei assume a Argentina.
A expectativa é que Javier Milei rompa um costume tradicional: o primeiro discurso não ocorrerá dentro da Casa, e sim aos apoiadores, nas escadarias do Congresso. O próximo passo é um desfile em carro conversível até a Casa Rosada. Por lá, ele receberá os cumprimentos de chefes de Estado e ex-presidentes — entre eles, o aliado Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil.
O juramento dos ministros de Estado está marcado para às 17h30. Uma cerimônia ocorrerá às 19h na Catedral Metropolitana. Às 20h30, Javier Milei recebe convidados em um evento de gala no Teatro Colón.
Toda posse será transmitida pela TV Pública da Argentina e retransmitida pelo Youtube do Correio Braziliense.
Acompanhe ao vivo:
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br