A revista Forbes divulgou, nesta terça-feira (5/12), a lista de mulheres mais "poderosas" do mundo em 2023. E um dos nomes chamou muito a atenção. A boneca Barbie ocupou a 100ª posição da lista e alcançou o marco de ser a primeira personagem fictícia a fazer parte do ranking. A justificativa dada pela revista para a escolha está justamente no fato de que, com a popularidade do filme Barbie da diretora Greta Gerwig, lançado em 2023, a boneca se transformou em "algo a mais".
Para a Forbes, a Barbie rompeu barreiras e se expandiu para além de um símbolo de empoderamento feminino para se tornar um "avatar" da necessidade de lutar para recapturar o poder que foi tirado. Segundo eles, a boneca inspirou mães e filhas por gerações e conquistou, em quase 65 anos de "vida", o auge de sua influência.
A influência da personagem também ultrapassou a marca social e teve peso na economia. Com a popularidade do filme, as vendas da boneca cresceram 16% no terceiro trimestre, no comparativo com 2022. Além da arrecadação bilionária com as vendas de ingressos para o filme nos cinemas.
- 'Se pá um podcast': a qualidade de 'Barbie' justifica todo o sucesso?
- Barbie: entenda o que levou o filme da boneca ser o mais aguardado do ano
O alcance midiático da boneca também foi um dos critérios que a colocou na lista, uma vez que conta com mais de 5 milhões de seguidores no TikTok e Instagram e quase 12 milhões de assinantes no YouTube.
Vale lembrar que a escolha de mulheres presentes na lista levou em consideração os critérios como dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência e representantes de vários países e áreas de atuação como política, finanças, tecnologia, negócios, além de mídia e entretenimento.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br