Ao menos 11 pessoas morreram e 12 continuam desaparecidas após a erupção do vulcão Marapi, na província de Sumatra Ocidental, na Indonésia, no domingo (3/12), às 14:54 (4:45 no horário de Brasília). Equipes de 40 socorristas estavam à procura dos montanhistas desaparecidos, mas tiveram que interromper após novas pequenas erupções nesta segunda-feira (4/12).
No momento da erupção no domingo, o vulcão com mais de 2.891 metros de altura expeliu cinzas vulcânicas e fumaças gigantes no céu. 75 pessoas estavam no local e 26 foram resgatadas a tempo, as feridas estão hospitalizadas, informou Abdul Malik, diretor da agência de busca e resgate de Padang.
Após a última erupção, as autoridades deram um novo alerta e impediram todas as atividades dentro de três quilômetros de distancia do monte Marapi, rotas e trilhas também foram fechadas.
A Indonésia é localizada no Anel de Fogo do Pacífico, e tem 127 vulcões ativos, mais vulcões do que qualquer outro lugar do mundo, e o Marapi está entre os mais ativos do país.
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br