O deputado republicano George Santos teve o mandato cassado pela Congresso dos Estados Unidos nesta sexta-feira (1º/12). George é filho de imigrantes brasileiros.
O congressista é acusado de estar envolvido em crimes financeiros revelados por um relatório. Ele nega as acusações.
Na sessão, 311 deputados votaram a favor de expulsar o republicano, enquanto 114 votaram contra. Eram necessários 287 votos para a cassação, o equivalente a dois terços da Câmara. Esta é a primeira vez desde desde 2002 que a Câmara expulsa um dos seus. Apenas outros cinco legisladores foram expulsos da Câmara dos Representantes até hoje.
Esta foi a terceira tentativa do Congresso de cassar o mandato dele. "Isso é perseguição", disse ele em coletiva de imprensa antes da sessão que o cassou.
Há duas semanas, um relatório dos legisladores republicanos e democratas membros do Comitê de Ética da Câmara encontrou "enormes evidências" de má conduta por parte de Santos e alegou que ele havia "tentado explorar de maneira fraudulenta todos os aspectos de sua candidatura à Câmara para seu próprio benefício financeiro".
*Com informações da AFP
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br