RELIGIÃO

Gripado, Papa Francisco faz tradicional oração em 'home office'

Pontífice celebrou a liberação de reféns da guerra entre Israel e Hamas e fez alerta para as mudanças climáticas

Neste domingo (26/11), o papa Francisco, 86 anos, não realizou a tradicional oração do Angelus da sacada do palácio apostólico na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ao invés disso, os fiéis acompanharam a tradicional benção do meio-dia por um telão que transmitia ao vivo a mensagem do papa que estava na residência de Santa Marta, também no Vaticano.

Na sexta-feira (25/11), o Vaticano já tinha informado que o pontífice fez exames para tratar de uma gripe, e neste domingo o próprio papa deu mais detalhes sobre o quadro de saúde. "Irmãos e irmãs, feliz domingo. Hoje não posso aparecer na janela porque tenho esse problema de inflamação nos pulmões", disse Francisco. O pontífice, que completará 87 anos no mês que vem, acrescentou que o Monsenhor Paolo Braida, sentado ao lado dele, leria as reflexões. Foi possível ver que o papa tinha um curativo na mão direita e o que parecia ser uma cânula, um acesso venoso.

 

Alberto PIZZOLI / AFP -
Alberto PIZZOLI / AFP -
Alberto PIZZOLI / AFP -
Alberto PIZZOLI / AFP -

Guerra e COP28

Durante os comentários, o papa celebrou a libertação de reféns entre Israel e Hamas. “Hoje agradecemos a Deus porque finalmente houve uma trégua entre Israel e a Palestina e alguns reféns foram libertados", disse. "Rezemos para que todos sejam libertados o mais rápido possível – pensemos nas suas famílias! - que entre mais ajuda humanitária em Gaza e que insistamos no diálogo: é o único caminho, a única maneira de ter paz. Quem não quer diálogo, não quer paz", completou.

Francisco, que planeja ir a COP28 em Dubai na próxima sexta-feira (1º/12) para participar da conferência da ONU sobre o clima, alertou contra “a ameaça climática” que “põe em perigo” a vida na Terra. “Além da guerra, o nosso mundo está ameaçado por outro grande perigo, a mudança climática, que põe em perigo a vida na Terra, especialmente a das gerações futuras”, declarou.

*Com informações da Agência France-Presse

Mais Lidas