Guerra no Oriente Médio

Biden confirma que Hamas libertou uma refém americana de 4 anos

Abigail Edan estava sob poder do Hamas desde o começo de outubro. "Ela está livre e está em Israel", disse o presidente

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou que uma criança de 4 anos, de nacionalidade norte-americana e israelense, foi liberta pelo Hamas. Abigail Edan estava presa em Gaza desde o ataque do grupo terrorista ao território israelense, em 7 de outubro. "Ela está livre e está em Israel", disse o presidente dos EUA, neste domingo (26/11).

De acordo com Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional dos EUA, Abigal viu os pais serem mortos na frente dela. "Ela fez 4 anos há apenas dois dias", completou.

Após ver a mãe ser morta em sua frente, Abigail correu para o pai, que a carregou no colo, mas acabou morto a tiros. A menina saiu debaixo do corpo do pai e foi se esconder na casa de um vizinho, onde foi capturada e sequestrada pelo Hamas, segundo depoimento de familiares para o canal CBS, dos EUA.

Hamas libertou 17 pessoas neste domingo

O grupo extremista Hamas libertou o terceiro grupo de reféns, neste domingo (26/11), durante trégua no conflito na Faixa de Gaza. Segundo Israel, 13 israelenses, três tailandeses e um russo foram entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Não há informações se Abigail Edan faz parte deste grupo. 

O Hamas informou que libertou um refém de nacionalidade russa em gratidão pela posição russa em apoio à causa palestina. 

"Em resposta aos esforços do presidente russo, Vladimir Putin, e em gratidão pela posição russa em apoio à causa palestina, o Movimento de Resistência Islâmica Hamas libertou uma pessoa detida de nacionalidade russa", afirmou o grupo em comunicado.

 

Mais Lidas