Guerra no Oriente Médio

Hamas liberta terceiro grupo de reféns israelenses e estrangeiros

Um dos reféns é de origem russa e foi solto em "gratidão pela posição russa em apoio à causa palestina"

O grupo extremista Hamas libertou o terceiro grupo de reféns, neste domingo (26/11), durante trégua no conflito na Faixa de Gaza. Segundo Israel, 13 israelenses, três tailandeses e um russo foram entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Eles estavam sob poder do grupo extremista desde 7 de outubro, quando Israel foi atacado.

Neste domingo, o Egito recebeu a lista com os 13 reféns israelenses que seriam trocados por 39 prisioneiros palestinos. Em comunicado, Diaa Rashwan, chefe dos serviços de comunicação do Egito, diz que os reféns serão sujeitos a “uma troca hoje (domingo) entre as duas partes”.

Desde o começo da trégua, iniciada na sexta-feira (24), o Hamas já libertou 76 pessoas, enquanto Israel soltou 78 reféns palestinos.

Hamas solta um refém russo

O Hamas anunciou, neste domingo, que libertou uma refém de nacionalidade russa que havia sido sequestrada em 7 de outubro. O grupo disse que a libertação ocorreu em gratidão pela posição russa em apoio à causa palestina.

"Em resposta aos esforços do presidente russo, Vladimir Putin, e em gratidão pela posição russa em apoio à causa palestina, o Movimento de Resistência Islâmica Hamas libertou uma pessoa detida de nacionalidade russa", afirmou o grupo em comunicado.

Mais Lidas