Ativistas do grupo ambientalista Just Stop Oil, que atua contra o uso de combustíveis fósseis, entraram no museu National Gallery, em Londres, no Reino Unido, e martelaram o quadro Vênus ao espelho (The Toilet of Venus ou The Rockeby Venus) de Diego Velázquez. O caso ocorreu nesta segunda-feira (6/11). Duas pessoas foram presas.
Os dois integrantes, de 20 e 22 anos, entraram no museu às 10h45 — 7h45 no horário de Brasília — e atingiram a obra com a ajuda de um martelo, o que resultou na quebra da película de vidro que protege o quadro.
Nas redes sociais, o grupo divulgou o vídeo alegando que “o nosso governo revelou planos para mais licenças de petróleo, sabendo que isso matará milhões. Em resposta, dois apoiadores do Just Stop Oil destruíram a Vênus Rokeby – destruída por Mary Richardson em 1914”, diz a legenda acompanhada do vídeo.
O grupo de ativistas Just Stop Oil, conhecidos por ações semelhantes, é um grupo ambientalista, que pede o fim de novos projetos de exploração e utilização de petróleo, gás e carvão no Reino Unido.
O museu National Gallery confirmou o ato, informando que os ativistas foram retirados da sala pela equipe de segurança. O quadro foi retirado da exposição para ser examinado por especialistas do museu.
* Estagiária sob a supervisão de Pedro Grigori