O ministro-chefe escocês, Humza Yousaf, informou nesta sexta-feira (3) que seus sogros, que estavam bloqueados em Gaza desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, conseguiram sair do território palestino pela passagem de Rafah e chegaram ao Egito.
Os sogros de Yousaf, Elizabeth e Maged El-Nakla, vivem na Escócia, mas visitavam familiares residentes em Gaza quando ocorreu o sangrento ataque lançado pelos combatentes do movimento palestino Hamas em território israelense. Segundo autoridades de Israel, a ofensiva deixou quase 1.400 mortos, em sua maioria civis.
Após o ataque, Israel lançou uma ofensiva contra a Faixa de Gaza que deixou pelo menos 9.227 mortos e impôs um cerco total a esse território palestino em 9 de outubro.
Em um comunicado, Yousaf confirmou que os pais de sua esposa, Nadia, "conseguiram sair de Gaza através da passagem fronteiriça de Rafah" nesta sexta-feira.
"Estamos muito gratos por todas as mensagens de consolo e pelas orações que recebemos de todo o mundo e, na verdade, de todo o espectro político na Escócia e no Reino Unido", comentou.
A Escócia é uma das quatro nações que compõem o Reino Unido, juntamente com Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales.
O líder escocês informou que outros membros de sua família, incluindo seu cunhado, que trabalha como médico em Gaza, e a avó de sua esposa, permaneceram no território palestino.
Saiba Mais
-
Mundo O 'demônio perdido' que reapareceu em famosa pintura do século 16 restaurada
-
Mundo Bombardeio israelense matou 14 pessoas em fuga para o sul, diz Hamas
-
Mundo Israel recomenda que cidadãos evitem viajar por aumento do antissemitismo
-
Mundo Guerra em Gaza tem impacto devastador a pessoas com deficiência, diz ONG
-
Tecnologia 20 anos do 'Call of Duty': game resistirá mais 20?
-
Mundo Famílias israelenses denunciam crimes contra a humanidade perante o TPI