A segunda lista de estrangeiros autorizados a saírem da Faixa de Gaza foi divulgada nesta quinta-feira (2/11) ainda sem a previsão de brasileiros. A informação foi divulgada pela embaixada do Brasil na Palestina.
Segundo a nota, disparada nesta madrugada, os países contemplados são Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Chade. "O grupo dos Estados Unidos tem 400 pessoas. No total, 576 estrangeiros foram autorizados", diz.
- Conflito Israel-Hamas: pedido de Biden por 'pausa' marca leve mudança de tom na Casa Branca
- Guerra Israel-Hamas: o pai que perdeu 11 familiares em explosão em Gaza
Em nota divulgada no início da tarde desta quarta-feira (1º/11), o Itamaraty afirmou que o governo tomou conhecimento da abertura do terminal de Rafah para a saída de cidadãos estrangeiros de oito países, além de funcionários do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e de ONGs. Disse também que "confia que em breve serão contemplados com autorização" para passagem por Rafah os 34 brasileiros e familiares próximos cujos nomes foram informados desde 9 de outubro às chancelarias egípcia e israelense e às autoridades responsáveis na Faixa de Gaza.
"Tanto o presidente Lula quanto o ministro Mauro Vieira têm realizado gestões em favor da saída dos brasileiros junto a diversas altas autoridades de Egito, Israel, Catar, Autoridade Palestina e de outros países da região. As gestões continuarão a ser feitas até que se concretize a saída dos brasileiros retidos em Gaza. Os 34 brasileiros e familiares próximos que aguardam retirada da Faixa de Gaza seguem abrigados nas localidades de Khan Younes e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito", disse o Itamaraty.
Saiba Mais
-
Mundo Conflito Israel-Hamas: pedido de Biden por 'pausa' marca leve mudança de tom na Casa Branca
-
Mundo Dia de Finados: como celebração dos mortos, que nasceu entre pagãos, foi incorporada pela Igreja
-
Mundo Conflito Israel-Hamas: "O grupo do WhatsApp ficou em silêncio, todos estão mortos"
-
Mundo Guerra na Ucrânia: "Há fadiga dos dois lados", diz Giorgia Meloni
-
Mundo Quem são as pessoas que permanecem sequestradas pelo Hamas
-
Mundo 'Papai, vão jogar bomba': o brasileiro que viajou a passeio com a família a Gaza e agora luta para deixar a região