FINALMENTE

Trabalhadores são retirados de túnel na Índia após 17 dias: entenda o resgate

Eles foram retirados um a um por meio de um tubo de 90 cm de diâmetro inserido nos escombros do túnel que desabou, no Estado de Uttarakhand.

Grupo estava preso no túnel desde 12 de novembro -  (crédito: Governo de Uttarakhand)
Grupo estava preso no túnel desde 12 de novembro - (crédito: Governo de Uttarakhand)
BBC
BBC Geral
postado em 28/11/2023 13:26 / atualizado em 28/11/2023 16:21

Todos os 41 trabalhadores que ficaram presos num túnel no norte da Índia após um deslizamento de terra em 12 de novembro foram resgatados nesta terça-feira (28/11).

Eles foram retirados um a um por meio de um tubo de 90 cm de diâmetro, que foi inserido nos escombros do túnel, que desabou no Estado de Uttarakhand.

Um especialista em túneis diz que a equipe de resgate conseguiu chegar ao grupo às 19h05 no horário local (10h35 no horário de Brasília).

Nenhum dos homens teria se ferido, mas eles estão sendo examinados por médicos, segundo a imprensa local.

O resgate foi dificultado pela necessidade de cortar barras de metal - e o avanço dos trabalhos também foi retardado por causa do solo solto e de rochas duras.

As autoridades vinham fornecendo oxigênio, comida e água aos homens através de um tubo estreito separado.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, elogiou as equipes de resgate e os homens salvos.

Em uma declaração no X (antigo Twitter), ele escreveu: "O sucesso da operação de resgate dos nossos irmãos trabalhadores em Uttarkashi está deixando todos emocionados."

"Quero dizer aos amigos que ficaram presos no túnel que sua coragem e paciência estão inspirando a todos. Desejo a todos tudo de bom e muita saúde."

O post continua:

"Também saúdo o espírito de todas as pessoas associadas a essa operação de resgate. A sua bravura e determinação deram nova vida aos nossos irmãos trabalhadores. Todos os envolvidos nessa missão deram um exemplo incrível de humanidade e trabalho em equipe."

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->