A cidade com o nome mais longo do mundo, com 58 letras, também é uma das palavras mais difíceis de se pronunciar. Uma da dificuldades é também a localidade da cidade, na ilha Anglesey, no País de Gales, o que pode dificultar a pronúncia.
Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, conta com cerca de 3 mil habitantes e o significado completo da palavra é: "Igreja de Santa Maria no fundo do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha".
- Cidade brasileira está entre as 25 mais belas do mundo, diz revista de turismo
- Turismo na Argentina continuará acessível a brasileiros, diz economista
Confira a pronúncia do nome, segundo o Google Tradutor
Curiosidade
O nome é grande, inclusive, para moradores da região, que, muitas vezes, optam por fazer abreviações com a palavra, como "Llanfairpwll”, “Llanfair PG” ou “Llanfair Pwllgwyngyll”, como normalmente aparece nos mapas.
Apesar de ter uma população pequena, a cidade conta com um time de futebol próprio o Clwb Pel Droed Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch Football Club e eles se apresentam nas redes sociais como o time de futebol com o maior nome do mundo.
The boys are back in action this weekend! ????????
— cpdllanfairpwllfc (@cpdllanfairpwll) October 27, 2023
???? Saturday 28 October
?? @CPDLlanberis
???? Maes Eilian
? 2pm k/o#ThePowerOfOurFútbol #ComeOnPwll pic.twitter.com/aHrEgG7ykJ
Recorde do Guiness
Apesar de contar com 58 letras, Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch não é a cidade com o maior nome do mundo, segundo o Guiness Book.
Quem ocupa o recorde é a cidade de Bangkok, capital da Tailândia, que tem como nome oficial Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Yuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit, mas a versão mais curta Bangkok é a mais utilizada.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br