Relações Internacionais

Trump parabeniza Milei: "Fazer a Argentina grande novamente"

Javier Milei foi eleito presidente no segundo turno das eleições argentinas neste domingo (19/11), superando o candidato peronista Sergio Massa

Trump usou a plataforma Truth Social para parabenizar o presidente eleito da Argentina -  (crédito: Getty Images via AFP e Luis ROBAYO / AFP)
Trump usou a plataforma Truth Social para parabenizar o presidente eleito da Argentina - (crédito: Getty Images via AFP e Luis ROBAYO / AFP)
postado em 20/11/2023 07:30 / atualizado em 20/11/2023 07:31

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump parabenizou a eleição de Jair Milei como presidente da Argentina, neste domingo (19/11).

Pela plataforma Truth Social, rede social criada por Trump, o ex-presidente disse que está muito orgulhoso de Milei. "Você vai mudar o seu país e realmente tornar a Argentina grande novamente", disse, parafraseando seu próprio slogan de campanha.

Javier Milei foi eleito presidente no segundo turno das eleições argentinas neste domingo (19/11), superando o candidato peronista Sergio Massa.

A vitória do ultradireitista também foi comemorada pelo ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL). "Parabéns ao povo argentino pela vitória com @JMilei. A esperança volta a brilhar na América do Sul", escreveu Bolsonaro no X (antigo Twitter).

O presidente Lula também usou as redes sociais para parabenizar o novo presidente. Sem citar o nome de Milei, o chefe do Executivo desejou boa sorte ao novo governo e ressaltou a disposição do Brasil em "trabalhar junto com nossos irmãos argentinos".

Antony Blinken, chefe da diplomacia dos Estados Unidos, também parabenizou a vitória de Milei e disse esperar trabalhar com ele "nas prioridades compartilhadas".

Milei tomará posse no próximo dia 10 de dezembro. Em pronunciamento na noite deste domingo, o presidente eleito disse que neste momento "começa o fim da decadência argentina”.

"A situação na Argentina é crítica, as mudanças necessárias são drásticas. Não há espaço para gradualismo ou meias medidas”, afirmou.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->