GUERRA

Israel diz que não cumprirá pausa humanitária aprovada pelo Conselho da ONU

Após 40 dias de negociação, Conselho de Segurança aprovou documento que pede a abertura de corredores humanitários e libertação de reféns

Tropas durante operações no norte de Gaza, em meio a contínuas batalhas entre Israel e o grupo Hamas -  (crédito: Israel Army / AFP)
Tropas durante operações no norte de Gaza, em meio a contínuas batalhas entre Israel e o grupo Hamas - (crédito: Israel Army / AFP)
postado em 15/11/2023 22:36 / atualizado em 15/11/2023 22:39

Nesta quarta-feira (15), após 40 dias do início da guerra na Faixa de Gaza, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou resolução que pede cessar-fogo para ajuda humanitária na região. O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, no entanto, afirmou que o país não vai cumprir a proposta. No X, ele classificou a decisão como sem sentido e desligada da realidade.

“Independentemente do que o Conselho decida, Israel continuará a agir de acordo com a lei internacional, enquanto os terroristas do Hamas nem sequer lerão a resolução, muito menos a cumprirão”, declarou Erdan. “Israel continuará a agir até que o Hamas seja destruído e os reféns sejam devolvidos”.

A resolução proposta por Malta recebeu 12 votos favoráveis entre os 15 países do Conselho. Rússia, Estados Unidos e Reino Unido se abstiveram. O documento pede pausa e corredores humanitários por “um número suficiente de dias para permitir, de acordo com o direito internacional humanitário, acesso humanitário pleno, rápido, seguro e sem entraves para agências humanitárias das Nações Unidas e seus parceiros implementadores”. A proposta também solicita a libertação de todos os reféns pelo Hamas.

Em 18 de outubro, uma proposta do Brasil, então presidente do Conselho, foi vetada pelos Estado Unidos. O texto brasileiro pedia a criação de corredores humanitários e libertação dos reféns, bem como a revogação da ordem de evacuação dada por Israel, que fez milhares de moradores de Gaza tentarem fugir pelo sul do território.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->