O vulcão Etna, na Itália, entrou em erupção pela terceira vez neste ano. O episódio aconteceu neste domingo (12/11) na ilha da Sicília. Durante a explosão, a coluna eruptiva chegou a 4,5 mil metros acima do nível do mar.
??O maior vulcão da Europa entra em erupção, uma enorme nuvem de fumaça de cerca de 4.500 metros acima do nível do mar, na madrugada de segunda-feira (12 de novembro), no Monte Etna, na Itália. Em agosto, a sua atividade suspendeu as operações no Aeroporto de Catânia. pic.twitter.com/rJUSGItg9U
— D' AVIATION ???????? (@pgomes7973) November 14, 2023
Outras atividades vulcânicas haviam ocorrido em 21 de maio e em 13 e 14 de agosto. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INVG), as atividades vulcânicas começaram a se intensificar a partir do início de outubro, o que culminou na erupção ocorrida neste fim de semana. “A certa altura os jatos incandescentes ultrapassaram as nuvens e apareceu uma densa pluma negra de cinzas e lapilli”, destacou o INVG.
???? Eruzione del vulcano Etna, Italia 10.11.23
Per saperne di più
Crisi globale.Italia. Il futuro dipende da noi.https://t.co/XoHbujEGGD
Iscrivetevi al vostro canale Telegram e rimanete aggiornati sugli eventi attuali:
?? https://t.co/i9FAviRmfH pic.twitter.com/hlwjG6dCxb— Crisi Climatica Italia (@Crisi_Clima_It) November 13, 2023
Durante cerca de três horas, o vulcão expeliu magma e fumaça. A erupção foi seguida de explosões em menor escala até o dia seguinte. Responsável pelo monitoramento dos vulcões, o INVG acompanha as atividades do Etna por meio de satélites e sensores sísmicos.
O órgão segue com a análise de amostras expelidas pelo vulcão para entender a origem da reativação do Etna.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br