Economia

Sebrae e Apex criam instituição para abrir mercados na Europa a empresas brasileiras

Há, no entender das entidades, um potencial enorme de negócios a ser explorado. E Portugal deve ser a porta de entrada para a conquista de consumidores na região

A edição deste ano terá a maior delegação brasileira da história numa missão em Portugal -  (crédito: Daniela Luquini/CNI e Raul Cristiano/CNI)
A edição deste ano terá a maior delegação brasileira da história numa missão em Portugal - (crédito: Daniela Luquini/CNI e Raul Cristiano/CNI)
Vicente Nunes - Correspondente
postado em 12/11/2023 20:04 / atualizado em 12/11/2023 20:04

Lisboa — O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) anunciaram, neste domingo (12/11), a criação de uma instituição para atuar, de forma conjunta, no auxílio a empresas que desejam entrar no mercado europeu. Há, no entender das entidades, um potencial enorme de negócios a ser explorado. E Portugal deve ser a porta de entrada para a conquista de consumidores na região.

O primeiro passos nesse sentido será dada no Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia que abre as portas oficialmente na terça-feira (14/11). A edição deste ano terá a maior delegação brasileira da história numa missão em Portugal. Serão quase 400 empresas, das quais 200 apoiadas pelo Sebrae e 194, pela ApexBrasil. A projeção aponta para negócios de R$ 6,6 milhões, cerca de 1,2 milhão de euros, quantia recorde.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, é vital que as startups, que estão em Lisboa para o Web Summit, tenham apoio consistente e qualificado para tirar o melhor proveito possível das oportunidades que estão colocadas, ampliando a cultura da internacionalização. Ele acredita que, para ter sucesso, as empresas devem associar inovação com sustentabilidade e inclusão.

“Esses três conceitos juntos geram desenvolvimento e inclusão. O desafio sempre será gerar oportunidades por meio dessas empresas que apresentam soluções para a preservação do bioma mais importantes do mundo, a Amazônia”, diz. O Sebrae, por sinal, está apostando as fichas no Programa Inova Amazônia, que já investiu R$ 23 milhões (4,4 milhões de euros) em ações de aceleração, bolsas, eventos e missões internacionais. A meta é fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma.

Lima destaca que o bom momento vivido pela economia do Brasil, com previsão de crescimento de 3% neste ano e a reinserção do país no cenário global facilitam a internacionalização das empresas nacionais. “É o momento de mostrarmos ao mundo que o empreendedorismo abre portas, é um grande gerador de empregos e renda”, ressalta.

Entre os compromissos da missão brasileira está, ainda, a assinatura de um acordo de cooperação entre o Sebrae e a Associação Portuguesa de Startups (351 Startups). O objeto é a soma de esforços para a promoção de programas e projetos com foco na promoção da competitividade e no desenvolvimento sustentável dos empreendimentos denominados startups no Brasil e em Portugal.

 

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