Mais de 20 mil caminhões esperavam nesta quinta-feira (9/11), para atravessar nos três principais postos de fronteira entre a Ucrânia e a Polônia. O bloqueio começou desde o início da semana por caminhoneiros poloneses para denunciar a concorrência "desleal" de seus vizinhos ucranianos — existe um acordo da União Europeia (UE), que permite os veículos ucranianos acesso ilimitado ao bloco europeu desde que a guerra com a Rússia começou em fevereiro de 2022.
- UE suspende restrições à importação de cereais ucranianos
- Ucrânia: Zelensky busca ajuda nos EUA e enfrenta atrito com a Polônia
"Mais de 20 mil veículos estão atualmente bloqueados em ambos os lados (da fronteira)", afirmou o ministério ucraniano da Reconstrução no Telegram, acrescentando que a situação prejudica as economias da Polônia e da Ucrânia, mas também "de outros" países.
Nas passagens fronteiriças, caminhoneiros ucranianos esperam por dias para atravessar. Organizadores poloneses afirmam que o protesto pode ser uma ação de longo prazo. Carros e ônibus estão circulando normalmente.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
**Com informações da Agencia France-Presse
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br