POLUIÇÃO

Sob nuvem de fumaça há uma semana, Índia vai induzir chuva em Nova Deli

O índice de qualidade de ar em Nova Delhi foi categorizado como "perigoso". O governo fechou escolas por causa da nuvem de fumaça

Templo de Akshardham em meio a forte poluição atmosférica em Nova Delhi, em 9 de novembro de 2023       -  (crédito: ARUN SANKAR / AFP)
Templo de Akshardham em meio a forte poluição atmosférica em Nova Delhi, em 9 de novembro de 2023 - (crédito: ARUN SANKAR / AFP)
postado em 09/11/2023 11:31 / atualizado em 09/11/2023 11:31

A Índia planeja induzir chuvas para melhorar a qualidade do ar na capital Nova Deli — que frequentemente é classificada como uma das mais poluídas do planeta. Há uma semana, a cidade está tomada por uma nuvem de fumaça, causada pela poluição atmosférica.

As emissões poluentes de fábricas e veículos, além de fumaças de incêndios agrícolas, contribuem para a baixa qualidade do ar na capital indiana. O governo indiano idealiza usar técnica de dispersão de iodo de prata nas nuvens para induzir a precipitação.

Segundo o jornal Times of India, nesta quinta-feira (9/11), o governo indiano fechou escolas públicas e privadas, interrompeu atividades de construção e afirmou que vai impor restrições para o uso de veículos na capital.

De acordo com dados do grupo suíço IQAir, o índice de qualidade de ar em Nova Deli está longe do ideal e foi categorizado como "perigoso". O índice da cidade supera 400, sendo que o nível considerado "bom" varia de 0 a 50.

A ideia de induzir chuvas não é nova. Em 2021, por exemplo, os Emirados Árabes Unidos utilizaram drones que lançaram choques elétricos nas nuvens para favorecer a precipitação.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->