EUROPA

Guerra na Ucrânia: "Há fadiga dos dois lados", diz Giorgia Meloni

A primeira-ministra italiana foi interrogada por russos que se passaram pelo presidente da Comissão da União Africana. No áudio, Meloni revela que o conflito poderá durar anos se nada for feito

Meloni:
Meloni: "O problema é encontrar uma solução aceitável que não viole os direitos internacionais" - (crédito: Ludovic Marin/AFP )
postado em 01/11/2023 17:24 / atualizado em 01/11/2023 17:24

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, afirmou em ligação telefônica que o conflito entre Rússia e Ucrânia gera cansaço entre os dois lados envolvidos. Meloni foi vítima de um trote, de autoria de dois youtubers russos Vovan-Lexus, que se passaram por Mousa Faki Mahamat, presidente da Comissão da União Africana. A ligação ocorreu em 18 de setembro, mas foi publicada nesta quarta-feira (1º/11).

"Tenho que dizer a verdade. Há muita fadiga dos dois lados. Estamos próximos ao momento em que todos vão perceber que precisamos de uma saída para essa situação. O problema é encontrar uma solução aceitável que não viole os direitos internacionais”, disse aos farsantes.

Meloni ainda revelou que tem algumas ideias de como conduzir a situação, mas está esperando o momento correto para apresentá-las. "A contraofensiva da Ucrânia não está andando como o esperado. Ela está acontecendo, porém não mudou em nada o destino da guerra. Entendemos que a guerra pode durar muitos anos se não buscarmos uma solução", acrescentou.

Questionado, o governo italiano declarou que "existe arrependimento" com relação à fala da primeira-ministra, que não sabia estar sendo gravada.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação