CONFLITO

Mundo tem recorde de 114 milhões de deslocados, diz ONU

As principais causas do deslocamento forçado de pessoas no primeiro semestre de 2023 foram os conflitos na Ucrânia, Sudão, Mianmar e na República Democrática do Congo

O número de pessoas deslocadas de suas casas à força em todo o planeta superou a marca de 114 milhões, um número recorde, anunciou a ONU nesta quarta-feira (25/10).

"O número de pessoas deslocadas por guerras, perseguição, violência e violações dos direitos humanos provavelmente superou 114 milhões no fim de setembro", afirmou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Uma fonte da agência confirmou à AFP que o número é recorde.

As principais causas do deslocamento forçado de pessoas no primeiro semestre de 2023 foram os conflitos na Ucrânia, Sudão, Mianmar e a República Democrática do Congo, a crise humanitária do Afeganistão e uma combinação de secas, inundações e insegurança na Somália, segundo o ACNUR.

No relatório semestral, que analisa os deslocamentos forçados nos primeiros seis meses de 2023, o ACNUR informou que no fim de junho o mundo tinha 110 milhões de pessoas deslocadas à força.

Mais Lidas