Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina, votou no começo da tarde deste domingo (22/10) na província de Santa Cruz, ao sul do país. Os argentinos decidem o primeiro turno das eleições para Presidente da República, cargo para o qual concorre Sergio Massa, aliado político de Kirchner.
Durante o fim da manhã, votou também o atual presidente do país, Alberto Fernandez, que anunciou em abril que não concorreria à reeleição. Massa é o Ministro da Economia de Fernandez e aliado político.
Em entrevista transmitida pela televisão pública da Argentina, a ex-presidente Kirchner disse que se sentiu bem ao votar e que está confiante, fazendo analogia ao desempenho de Massa no pleito. O candidato está em segundo lugar nas pesquisas, atrás apenas de Javier Milei, do partido de extrema direita Liberdade Avança.
“Espero para o futuro um país mais sensato, em que todas as autoridades institucionais, sociais, empresariais entrem em acordo para resolver os problemas”, afirmou Kirchner na saída do colégio eleitoral.
Kirchner foi presidente da Argentina entre 2007 e 2015, e é vice desde 2019. Neste ano, ela não disputa um cargo eletivo. “Não é preciso ter um cargo para fazer política. Seguirei como sempre fui: trabalhando, estudando e fazendo política”, declarou.
Saiba Mais
-
Mundo 'Se países ricos cumprissem promessas, teriam mais moral para cobrar', diz negociador-chefe do Brasil para o clima
-
Mundo Oposição venezuelana define rival de Maduro em primárias repletas de desafios
-
Mundo Irã: jovem agredida pela polícia da moralidade tem morte cerebral decretada
-
Mundo Babá brasileira é presa nos EUA por suspeita de matar homem