O novo chefe do executivo argentino poderá ser escolhido neste domingo, em votação que iniciou às 8h, conforme informou a Direção Nacional Eleitoral (DINE) do país. Os primeiros resultados parciais devem sair por volta das 22h, e as expectativas giram em torno de saber se será ou não necessário um segundo turno.
O candidato da extrema direita Javier Milei disputa o cargo com o atual Ministro da Economia, Sergio Massa, e com a ex Ministra da Segurança do governo Macri, Patricia Bullrich. Concorrem ainda Juan Schiaretti, atualmente governador de Córdoba, e Myriam Bregman, ambos candidatos pela esquerda.
Massa liderou as intenções de votos, com 30,9%, na última pesquisa divulgada pela AtlasIntel, em 13 de outubro. Atrás dele, Milei obteve 26,5% das intenções. Bullrich ficou em terceiro, com 24,4%.
Para ganhar em primeiro turno, é preciso alcançar 45% dos votos válidos ou 40% com uma diferença de mais de dez pontos do segundo colocado. Se nenhum dos presidenciáveis alcançar esse porcentual no domingo, cidadãos argentinos irão às urnas novamente em novembro.
Saiba Mais
-
Mundo Joe Biden diz que Israel tem o direito de se defender
-
Mundo 120 bebês em UTI correm risco de vida por falta de combustível em Gaza, diz ONU
-
Mundo Israel afirma ter matado terroristas em ataque contra mesquita na Cisjordânia
-
Mundo 'Não temos tecido suficiente para embrulhar os corpos': o hospital à beira do colapso em Gaza
-
Mundo A onda de assassinatos de indígenas milionários nos anos 1920 que inspirou filme de Scorsese
-
Mundo As profissões e empresas que não podem abrir mão do papel