O sexto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) incumbido de repatriar brasileiros em Israel chegou ao Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (19/10), transportando mais 219 brasileiros, além de 11 animais de estimação. Desde o início da Operação Voltando em Paz, organizada pelo governo federal a partir de 10 de outubro, o país totaliza 1.135 cidadãos e 35 pets resgatados em seis voos.
- Biden pede, Israel autoriza e Egito anuncia ajuda humanitária a Gaza
- Apesar do veto no Conselho de Segurança, posição do Brasil se fortalece
"É a maior operação de retirada de brasileiros de uma zona de conflito", definiu o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em coletiva de imprensa. Segundo a Embaixada do Brasil em Tel Aviv, ainda restam cerca de 150 brasileiros interessados na repatriação.
Como o modelo da aeronave da FAB, o KC-30, tem capacidade de transportar pouco mais de 200 passageiros, o próximo voo pode possibilitar que o Brasil atenda ao pedido de ajuda de países vizinhos da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia.
"A prioridade sempre foi para os brasileiros. Como a lista de brasileiros foi reduzida, nesse próximo voo vamos conseguir trazer 15 estrangeiros de países vizinhos", explicou Mauro Vieira.
Ajuda humanitária
Além do resgate de brasileiros, o governo também enviou ajuda humanitária à Faixa de Gaza, composta por 40 purificadores de água e kits médicos. A remessa chegou na quarta-feira (18/10), no Aeroporto de Al-Arish, que fica localizado a 50km da fronteira com Gaza. O deslocamento final e a entrega dos insumos ficam sob responsabilidade da entidade Crescente Vermelho, atuante na região.
De acordo com o Palácio do Planalto, os purificadores de água têm capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia e remover 100% de vírus e bactérias. O acesso à água potável é uma das maiores dificuldades enfrentadas hoje pela população da Faixa de Gaza, pois a região vive um cerco, com corte de serviços essenciais. Além de água, falta energia elétrica, alimentos e medicamentos.
Nos voos da FAB também foram desembarcados dois kits de saúde. Cada kit atende até 3 mil pessoas ao longo de um mês. Esses conjuntos de ajuda humanitária são compostos por medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas.
Além dos brasileiros que estão em Israel, o governo aguarda a liberação da fronteira com o Egito para resgatar um grupo de 32 pessoas que estão em Rafah e Khan Yunis, cidades do sul de Gaza.
O que é e como funciona a repatriação?
O processo de repatriação é feito pelo Itamaraty, que articula com as autoridades estrangeiras, e pelo Ministério da Defesa, que aciona as Forças Armadas para a operação militar. As Forças Armadas definem o meio de transporte que vai resgatar os brasileiros, assim como a rota e as paradas técnicas no trajeto. As operações de resgate podem ocorrer quantas vezes forem necessárias, até que todos os brasileiros que estão em zonas de conflito voltem ao país de origem.
Saiba Mais
-
Mundo Os fatores que Israel precisa considerar antes de invadir Gaza
-
Mundo EUA suspendem parte de sanções contra Venezuela e autorizam transações com setor de petróleo
-
Mundo Participantes de comitê da ONU viram as costas em discurso dos EUA
-
Mundo Como funcionará cobrança de entrada de turistas em Veneza
-
Mundo O que é o 'eixo da resistência', aliança que Irã ameaça empregar em conflito no Oriente Médio
-
Mundo EUA dizem que evidências mostram a autoria da Palestina em ataque a hospital