O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adiou a reunião que vai discutir a votação do projeto de resolução do Brasil sobre o conflito entre Israel e o grupo Hamas. Na segunda-feira (16/10), a sugestão da Rússia foi vetada pela cúpula. A reunião que deveria ocorrer nesta terça-feira (17/10) foi adiada para quarta-feira (18).
O texto proposto pelo Brasil condena o ataque do Hamas contra o território israelense em 7 de outubro. A delegação brasileira pede a revogação da ordem para que civis deixem o norte da Faixa de Gaza, no entanto, não menciona medidas concretas que pontuem de que forma o conflito deva ser interrompido.
- Brasil preside Conselho de Segurança da ONU, nesta sexta (13)
- Israel-Hamas: proposta de cessar-fogo, feita pelo Brasil, é votada pela ONU
- Propondo paz, Brasil assume Conselho de Segurança da ONU dividido
O documento faz um apelo e pede “pausas humanitárias para permitir o acesso humanitário rápido, seguro e sem entraves às agências da ONU”. A comitiva brasileira está engajada em encontrar uma linguagem que possa ser aceita pela maioria dos membros do Conselho de Segurança da ONU, incluindo os Estados Unidos e a Rússia.
O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países, onde China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos possuem assentos permanentes. Para aprovação de proposta no colegiado, é necessário o apoio positivo de nove nações.