O grupo Hamas bloqueou neste sábado (14/10), a saída sul da Faixa de Gaza. Imagens de satélite feitas pelas Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) mostram barreiras de automóveis obstruindo a passagem. Pessoas começaram a esvaziar o local rumo à fronteira com o Egito após ordens vindas do governo de Israel. Em carros, caminhões, carroças e até mesmo a pé, civis tentaram fugir do norte de Gaza, zona onde se concentram os ataques do conflito. O prazo dado para a evacuação encerrou na noite de sexta-feira (13).
- Guerra Israel/Hamas: 400 mil moradores deixam Gaza, segundo a ONU
- Brasileiros vão deixar escola após ultimato de Israel; alguns já estão no sul
- No Dia das Crianças, Lula deseja "uma vida de paz" às famílias
Em resposta às ordens, o Hamas pediu que os moradores não deixassem suas casas e afirmou que Israel tenta "difundir e transmitir propaganda falsa com o objetivo de semear confusão entre os cidadãos".
Durante o dia, as Forças de Defesa de Israel bombardearam regiões da Faixa de Gaza. Segundo o órgão, o exército promoveu ataques a bases militares do Hamas, “incluindo Jabaliya, Zaytun, Al-Furqan e Beit Hanoun”. Vídeo disponível no site oficial da IDF mostra momento em que uma bomba atinge a região.
Na noite de ontem, um bombardeio matou 70 cidadãos palestinos que se deslocavam para o sul. O Ministério da Saúde da Palestina culpou Israel pelas mortes. O conflito deflagrado em 7 de outubro já teve pelo menos 2.215 vítimas fatais. Entre as mortes, 724 foram de crianças.