Decolou de Tel Aviv há pouco, nesta quinta-feira (12/10), o terceiro voo com brasileiros repatriados em meio à guerra entre Israel e Palestina. A aeronave KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), traz 69 brasileiros resgatados rumo ao Aeroporto de Guarulhos, São Paulo.
Dos 69 repatriados, há duas gestantes. 29 brasileiros vão desembarcar em São Paulo, nove vão para o Rio de Janeiro, nove para Belo Horizonte, cinco para Recife, quatro para Goiânia, quatro para Porto Alegre, dois para Vitória, um para Uberlândia e um para Cuiabá. Segundo o Planalto, o KC-390 decolou às 11h55, horário de Brasília.
- Parte dos brasileiros na Faixa de Gaza está abrigada em escola
- Guerra Israel-Hamas: resgate de brasileiros de Gaza é um desafio
- Israel diz que não terá luz ou água em Gaza até que reféns voltem para casa
Ao todo, cerca de 500 brasileiros já foram resgatados de Israel após os ataques do grupo extremista Hamas e os bombardeiros de Israel à Faixa de Gaza. A expectativa é que 905 sejam repatriados até o domingo (15). Até o momento, a lista de brasileiros interessados em voltar ao país ultrapassa as 2.500 assinaturas, embora haja registros duplicados.
Mais brasileiros serão repatriados amanhã
Outras aeronaves da FAB já se preparam para pegar passageiros em Israel. Hoje, um KC-30 pousou em Roma, Itália, e irá amanhã (13) a Israel buscar mais brasileiros.
O maior desafio é resgatar um grupo de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza, já que a única saída por terra, pelo Egito, está sendo bombardeada pelas forças israelenses. Ainda não há previsão para a retirada desses brasileiros da zona de conflito. Cerca de 13 deles estão abrigados em uma escola.