A segunda aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Tel Aviv, em Israel, nesta quarta-feira (11/10). O avião vai transportar brasileiros que estão em zona de conflito para o Rio de Janeiro. O transporte aéreo tem capacidade de levar até 238 passageiros. O primeiro avião com 211 brasileiros repatriados pousou no Brasil nesta madrugada. Estão previstos mais quatro voos até sábado.
O Brasil é o primeiro país a retirar seus cidadãos de Israel em meio a guerra. Duas mortes de brasileiros já foram confirmadas: Bruna Veleanu, que estudava comunicação social em Israel, e Ranani Glazer, que sonhava ser um DJ famoso. Uma terceira brasileira continua desaparecida.
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2023/10/5133006-a-megaoperacao-para-repatriar-brasileiros-em-israel.html
Pelo menos 2.500 brasileiros ainda estão em Israel e 50 na Faixa de Gaza, informou a embaixadora Maria Laura da Rocha, ministra-substituta de Relações Exteriores. Segundo o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é para que se retire todos os brasileiros que quiserem sair de Israel e da Faixa Gaza. A meta é repatriar mais de 900 pessoas até sábado.
O Ministério das Relações Exteriores está acompanhando o caso. O Escritório de Representação em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza. Segundo a pasta, os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510) permanecem em funcionamento para atender as pessoas em situação de emergência.
Saiba Mais
-
Mundo Por que os EUA apoiam Israel?
-
Mundo Hamas volta a lançar foguetes contra Israel; acompanhe
-
Mundo Brasileira é convocada para guerra em Israel: "Pronta para viver ou morrer"
-
Mundo Europa ameaça multar X, ex-Twitter, por disseminar mentiras sobre Israel e Hamas
-
Mundo Quem são os reféns feitos pelo Hamas em Israel
-
Mundo Funeral de brasileira morta em ataque do Hamas reúne multidão em Israel