Pelo menos 27 pessoas morreram após um deslizamento de terra, devido às chuvas torrenciais nos arredores de Yaoundé, capital dos Camarões, informaram as autoridades nesta segunda-feira (9/10).
Durante a época das chuvas, estes deslizamentos de terra são frequentes em Yaoundé, uma cidade com cerca de três milhões de habitantes rodeada por colinas e coberta por habitações precárias.
- Deslizamentos mataram mais de 4 mil no Brasil nos últimos 35 anos
- Instituto apontou, há 4 anos, alto risco deslizamento em São Sebastião
O deslizamento ocorreu na noite de domingo em Mbankolo, periferia noroeste da capital, e foi provocado pela ruptura de uma barragem que retinha as águas de um lago artificial situado em uma zona mais elevada, segundo a televisão pública CRTV.
"Ontem (domingo) removemos 15 mortos e esta manhã removemos oito. Continuamos as buscas", disse David Petatoa Poufong, segundo comandante do Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira.
Minutos depois, o ministro da Administração Territorial, Paul Atanga Nji, informou um novo número de mortos de 27.
"Houve um deslizamento de terra após fortes chuvas. A água destruiu tudo em seu caminho", disse Daouda Ousmanou, subprefeito da área onde Mbankolo está localizado.
Segundo a CRTV, as chuvas torrenciais provocaram o "rompimento da barragem" no bairro, e isso "desencadeou um deslizamento de terra". Cerca de 30 casas foram destruídas.
Em 27 de novembro de 2022, pelo menos 15 pessoas morreram no bairro de Damas, a sul de Mbankolo, depois de fortes chuvas terem causado o colapso de um lado da colina.