Allan Kardec foi um educador, escritor e tradutor, nascido em Lyon, na França, no dia 3 de outubro de 1804. Passados 219 anos de seu nascimento, o nome dele, que é um pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, é lembrado como o responsável por popularizar o espiritismo. Allan Kardec era dedicado ao estudo de filosofia e ciências e começou a pesquisar sobre fenômenos paranormais e a mediunidade.
Em 1857, Kardec publicou sua primeira obra, O livro dos espíritos, considerada o marco do Espiritismo kardecista. Em dois meses, todos os 1.500 exemplares da primeira tiragem foram vendidos. Até 1868, ele publicou cinco obras. Para escrever as obras, Kardec passou a frequentar e observar sessões de médiuns.
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/flipar/2023/10/5130659-nos-219-anos-de-allan-kardec-a-forca-do-espiritismo-no-brasil.html
O educador francês escolheu o pseudônimo porque um espírito teria revelado que, em vidas passadas, ele tinha sido um orientador espiritual na região de Gália, chamado Allan Kardec. O teórico se considerava como um "codificador" e não propriamente um inventor ou fundador do Espiritismo. Kardec considerava a vertente espírita como uma doutrina, que era compatível com a fé cristã e com a ciência e filosofia do século XIX na Europa.
Magnetismo
O estudo sobre Espiritismo partiu do interesse em magnetismo. No início, Kardec atribuía as movimentações de objetos, ruídos incomuns e pancadas sem explicação aparente, que ocorriam em sessões de mediunidade, ao fenômeno físico de atração e repulsão da matéria.
"A partir do aprofundamento nessas investigações das mesas girantes e do diálogo com os espíritos, descobriu que chegara a hora de uma revolução moral inevitável, grande o suficiente para transformar o mundo. Para o desenvolvimento dessa missão e base de estudo, buscou critérios lógicos e coerentes a partir de uma visão racional, como cientista que era, seguindo uma metodologia de trabalho, coletando, selecionando e analisando criteriosamente as mensagens recebidas", explica a Fundação Espírita José Luiz.
A observação e análise dessas mensagens resultou na publicação de obras sobre Espiritismo, que deram as bases para a doutrina religiosa. As cinco obras lançadas por Allan Kardec são conhecidas como Pentateuco Espírita, são elas: O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho segundo o Espiritismo; O Céu e o Inferno e A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo.
Espiritismo no Brasil
O Brasil é o país com mais espíritas do mundo, são mais de 3,8 milhões de adeptos da doutrina religiosa. Segundo a Fundação Espírita José Luiz, o professor francês Casimir Lieutaud, exilado no Brasil pelo regime de Napoleão III, conhecia os escritos de Allan Kardec e os traduziu, em 1860. Na mesma década, Teles de Menezes fundou o primeiro Centro Espírita do Brasil, o Grupo Familiar do Espiritismo, localizado na Bahia.
Com informações da BBC*
Saiba Mais
-
Mundo Ônibus pega fogo ao cair de ponte e deixa 21 mortos em Veneza
-
Mundo Homem rouba celular, percebe traição e avisa para namorada de vítima
-
Mundo Paris invadida por percevejos? O que está por trás de pânico que tomou cidade-sede da Olimpíada
-
Mundo Câmara dos EUA destitui Kevin McCarthy da presidência da Casa
-
Mundo O que está em jogo em votação histórica sobre indígenas na Austrália
-
Mundo O inacreditável luxo da prisão de Tocorón, 'quartel-general' da facção mais temida da Venezuela