Há 23 dias em conflito com Israel, o grupo islamista palestino Hamas publicou, nesta segunda-feira (30/10), um vídeo com três mulheres apresentadas como reféns, mantidas na Faixa de Gaza desde 7 de outubro.
O vídeo, que tem 76 segundos, foi publicado nos meios de comunicação do Hamas com o título "Um número de detidos sionistas envia uma mensagem a (Benjamin) Netanyahu e ao seu governo".
- Guia rápido para entender o conflito Israel-Hamas
- ONU anuncia que 33 caminhões de ajuda entraram em Gaza no domingo
Uma das reféns, sentada ao centro entre as outras duas mulheres, pede para que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, faça uma troca de prisioneiros com o Hamas para ela e as companheiras de cativeiro sejam libertadas.
Veja o vídeo:
"Olá, Bibi Netanyahu. Estamos em cativeiro do Hamas [já] há 23 dias. Ontem houve uma conferência de imprensa com as famílias dos reféns. Sabemos que deveria haver um cessar-fogo. Você deveria libertar todos nós. Você se comprometeu a libertar todos nós. Em vez disso, estamos sendo punidos por sua negligência política e nacional — por causa daquela sua bagunça em 7 de outubro", começa a refém no vídeo.
"Vocês querem matar todos nós. Vocês querem matar todos nós usando as IDF (Forças de Defesa de Israel). Não é suficiente que cidadãos israelenses tenham sido mortos", continua. "Vamos. Vamos agora. Deixem seus cidadãos irem, deixem seus prisioneiros irem. Libertem-nos. Libertem todos nós. Vamos voltar para nossas famílias agora!", conclui no vídeo.
"Propaganda psicológica cruel", diz Netanyahu sobre o vídeo
Apesar do vídeo ter sido mencionado pela imprensa internacional, muitos não divulgaram o vídeo porque consideraram que são declarações impostas pelo Hamas.
O primeiro-ministro se pronunciou sobre o caso e afirmou que o vídeo é uma "propaganda psicológica cruel". Nas redes sociais, ele também confirmou o nome das reféns: Yelena Trupanov, Danielle Aloni e Rimon Kirsht.
"Estamos fazendo de tudo para trazer todas as pessoas sequestradas e desaparecidas para casa", escreveu.
??? ???? ????? ???????, ????? ????? ?????? ????? ?????? ?? ??? ????? ????? ???? ?????:
— Benjamin Netanyahu - ?????? ?????? (@netanyahu) October 30, 2023
??? ???? ????. ????? ???? ??? ??? ???????.
??? ????? ??? ??? ?????? ?? ?? ??????? ???????? ?????.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br