GUERRA ISRAEL-HAMAS

Ofensiva terrestre de Israel avança em Gaza; veja o que se sabe

De acordo com uma testemunha, os soldados "atiram contra qualquer veículo" que esteja na rua

De acordo com o Exército de Israel, a ofensiva foi intensificava com tanques, infantaria e blindados, além de bombardeios -  (crédito: Forças de Defesa de Israel/Divulgação)
De acordo com o Exército de Israel, a ofensiva foi intensificava com tanques, infantaria e blindados, além de bombardeios - (crédito: Forças de Defesa de Israel/Divulgação)
postado em 30/10/2023 07:42

As forças de defesa de Israel (IDF) intensificaram a ofensiva terrestre em Gaza nesta segunda-feira (30/10), em mais uma etapa do conflito entre Israel e o grupo radical Hamas. Diversos tanques israelenses avançaram contra um bairro da periferia da cidade de Gaza, no norte do território, enquanto bombardeios aéreos também foram reforçados.

De acordo com testemunhas que falaram com a Agência France-Presse, os tanques avançaram até o distrito de Zeitoun, na periferia de Gaza, e bloquearam a avenida principal, chamada de estrada de Saladino. De acordo com uma testemunha, os soldados “atiram contra qualquer veículo” que esteja na rua.

A versão é confirmada por um vídeo publicado pelo cinegrafista palestino Yosef Basam e verificado pelo jornal Al Jazeera. É possível ver um carro transitar em uma rua vazia. Parece que o veículo percebe que os tanques se aproximam. Ao ver a situação, o carro tenta retornar.

Enquanto ele faz uma manobra, o veículo é explodido pelos tanques. Após a explosão, os cinegrafistas deixam o local em alta velocidade.

Veja (imagens fortes):

De acordo com o porta-voz do exército israelense, Daniel Hagari, Israel expandiu a operação terrestre com tanques, infantaria e blindados. “Dezenas de combatentes do Hamas foram mortos durante a noite”, afirma o militar.

A ofensiva é conduzida com “constante avaliação, progredindo gradualmente de acordo com os nossos planos operacionais”. O Exército também promete que o ataque vai continuar, além de ser itensificado.

O exército também afirmou que o número de reféns em Gaza é de 239 e qe pelo menos 312 soldados israelenses foram mortos desde o ataque de Hamas, em 7 de outubro.

A contraofensiva de Israel após o ataque de Hamas já causou 7.950 mortes na Faixa de Gaza, de acordo com números revelados na noite de domingo (29/10) pelo Ministério da Saúde palestino.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação