Eleição na Argentina

Após primeiro turno, Massa reduz vantagem de Milei nas redes sociais

Levantamento da Ativaweb feito para o Correio mostra que peronista tem maior engajamento, mas adversário segue com maior número de seguidores

Milei (à direita) tem 3,1 milhões de seguidores no Instagram, contra cerca de 376 mil de Massa; quase 10 vezes mais -  (crédito: JUAN MABROMATA, TOMAS CUESTA / AFP)
Milei (à direita) tem 3,1 milhões de seguidores no Instagram, contra cerca de 376 mil de Massa; quase 10 vezes mais - (crédito: JUAN MABROMATA, TOMAS CUESTA / AFP)
postado em 24/10/2023 10:53 / atualizado em 24/10/2023 10:58

Após a vitória surpreendente no primeiro turno, o presidenciável Sergio Massa reage também em outro campo de batalha e reduz a vantagem de Javier Milei nas redes sociais. Desde segunda-feira (24/10), o desempenho do candidato peronista apresenta melhoras. Ele já tem uma taxa de engajamento mais alta que o adversário, indicando que, embora tenha menos seguidores, seu conteúdo ressoa mais com o público.

Massa tem uma taxa de engajamento de 6,79%, contra 3,28% de Milei. O levantamento feito para o Correio foi realizado pela Ativaweb, uma agência de marketing digital brasileira, que acompanha campanhas eleitorais e faz medições de outras áreas nas redes. Responsável pela empresa, o publicitário Alek Maracajá explica os benefícios de Massa ter maior engajamento que Milei neste momento.

"Pode indicar muitas coisas, como o conteúdo de Massa é altamente relevante para seu público, motiva os seguidores a interagir com suas postagens. Mostra também que o candidato pode ter um público mais engajado e com melhor relacionamento com esse grupo, o que é benéfico para sua campanha, mesmo que ele tenha menos seguidores. Massa pode estar usando estratégias de mídia social mais eficazes que incentivam o engajamento, como postagens interativas, uso de hashtags relevantes, além de resposta a comentários e mensagens", explicou Maracajá.

Essa análise pode fornecer insights valiosos sobre as estratégias de mídia social dos candidatos e de como eles estão se conectando com o eleitorado.

A diferença entre seguidores é até considerável a favor de Milei, mas não foi suficiente para garantir ao ultraliberal o primeiro lugar. Ele iniciou a semana com 3,1 milhões de seguidores, contra cerca de 370 mil de Massa. Ou seja, quase 10 vezes mais.

Alcance e influência

Maracajá argumenta, porém, que a quantidade de seguidores e o envolvimento digital não são as únicas razões que determinam o sucesso de um candidato em uma eleição.

"Outros fatores, como a mensagem política, a visibilidade na mídia tradicional, e a capacidade de mobilizar eleitores off-line, também são importantes. No entanto, uma forte presença digital pode ser um indicativo de uma campanha bem-sucedida e pode ajudar a ampliar o alcance e a influência de um candidato", afirmou.

O especialista traça, ainda, uma comparação do perfil dos dois candidatos nas redes.

"Milei, com seu grande número de seguidores e alta média de curtidas e comentários, tem uma vantagem em termos de alcance e visibilidade. Isso pode ajudá-lo a disseminar sua mensagem para um público mais amplo e ganhar mais apoio. Por outro lado, Sergio Massa, com sua alta taxa de engajamento, mostra que tem um relacionamento mais próximo e envolvente com seus seguidores. Isso pode ser uma vantagem na construção de um eleitorado leal e motivado."

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