PEÇAS DE OURO

Joias da Ucrânia avaliadas em 60 mi de euros são recuperadas na Espanha

As peças, que saíram da Ucrânia antes de 2016, após uma exposição em Kiev, foram "roubadas e exportadas ilicitamente e seriam vendidas em Madri"

Esta fotografia divulgada pela Polícia Nacional mostra algumas das antigas joias de ouro ucranianas roubadas       -  (crédito: HANDOUT / SPANISH NATIONAL POLICE / AFP)
Esta fotografia divulgada pela Polícia Nacional mostra algumas das antigas joias de ouro ucranianas roubadas - (crédito: HANDOUT / SPANISH NATIONAL POLICE / AFP)
postado em 23/10/2023 11:17 / atualizado em 23/10/2023 11:17

Onze peças de ouro avaliadas em mais de 60 milhões de euros (quase 64 milhões de dólares, 323 milhões de reais) e pertencentes ao patrimônio histórico da Ucrânia, que seriam vendidas ilegalmente, foram recuperadas em Madri, informou nesta segunda-feira a polícia espanhola.

As peças, que saíram da Ucrânia antes de 2016, após uma exposição em Kiev, foram "roubadas e exportadas ilicitamente e seriam vendidas em Madri" de maneira clandestina, explicou a Polícia Nacional em um comunicado.

Além de recuperar as joias, os agentes prenderam "cinco pessoas e desarticularam uma rede criminosa dedicada ao tráfico ilícito de bens culturais procedentes da Ucrânia", acrescenta o texto. 

Três detidos são espanhóis e dois ucranianos. A operação conjunta da Polícia Nacional e do Serviço de Segurança da Ucrânia teve a ajuda das autoridades da Bulgária, Albânia, Macedônia do Norte e Chipre.

As peças pertencem à cultura greco-cita dos séculos VIII e IV a.C. e estão sendo examinadas por organismos especializados da Espanha

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br