Argentina

Eleições na Argentina: Kirchner vota e diz que está confiante

A vice-presidente é do mesmo partido do candidato Sergio Massa, que aparece em segundo lugar nas pesquisas eleitorais

A vice-presidente argentina Cristina Fernandez de Kirchner votando em um posto de votação em Rio Gallegos, província de Santa Cruz, Argentina, durante a eleição presidencial, em 22 de outubro de 2023.       -  (crédito:  Assessoria de Imprensa de CRISTINA FERNANDEZ DE KIRCHNER)
A vice-presidente argentina Cristina Fernandez de Kirchner votando em um posto de votação em Rio Gallegos, província de Santa Cruz, Argentina, durante a eleição presidencial, em 22 de outubro de 2023. - (crédito: Assessoria de Imprensa de CRISTINA FERNANDEZ DE KIRCHNER)
postado em 22/10/2023 16:42 / atualizado em 22/10/2023 17:50

Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina, votou no começo da tarde deste domingo (22/10) na província de Santa Cruz, ao sul do país. Os argentinos decidem o primeiro turno das eleições para Presidente da República, cargo para o qual concorre Sergio Massa, aliado político de Kirchner.

Durante o fim da manhã, votou também o atual presidente do país, Alberto Fernandez, que anunciou em abril que não concorreria à reeleição. Massa é o Ministro da Economia de Fernandez e aliado político.

Em entrevista transmitida pela televisão pública da Argentina, a ex-presidente Kirchner disse que se sentiu bem ao votar e que está confiante, fazendo analogia ao desempenho de Massa no pleito. O candidato está em segundo lugar nas pesquisas, atrás apenas de Javier Milei, do partido de extrema direita Liberdade Avança. 

“Espero para o futuro um país mais sensato, em que todas as autoridades institucionais, sociais, empresariais entrem em acordo para resolver os problemas”, afirmou Kirchner na saída do colégio eleitoral.

Kirchner foi presidente da Argentina entre 2007 e 2015, e é vice desde 2019. Neste ano, ela não disputa um cargo eletivo. “Não é preciso ter um cargo para fazer política. Seguirei como sempre fui: trabalhando, estudando e fazendo política”, declarou.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação