O novo chefe do executivo argentino poderá ser escolhido neste domingo, em votação que iniciou às 8h, conforme informou a Direção Nacional Eleitoral (DINE) do país. Os primeiros resultados parciais devem sair por volta das 22h, e as expectativas giram em torno de saber se será ou não necessário um segundo turno.
O candidato da extrema direita Javier Milei disputa o cargo com o atual Ministro da Economia, Sergio Massa, e com a ex Ministra da Segurança do governo Macri, Patricia Bullrich. Concorrem ainda Juan Schiaretti, atualmente governador de Córdoba, e Myriam Bregman, ambos candidatos pela esquerda.
Massa liderou as intenções de votos, com 30,9%, na última pesquisa divulgada pela AtlasIntel, em 13 de outubro. Atrás dele, Milei obteve 26,5% das intenções. Bullrich ficou em terceiro, com 24,4%.
Para ganhar em primeiro turno, é preciso alcançar 45% dos votos válidos ou 40% com uma diferença de mais de dez pontos do segundo colocado. Se nenhum dos presidenciáveis alcançar esse porcentual no domingo, cidadãos argentinos irão às urnas novamente em novembro.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br