O governo de Israel divulgou nesta sexta-feira (20/10) a primeira foto das duas reféns libertadas pelo Hamas. Judith Tai Raanan e Natalie Shoshana Raanan — mãe e filha, respectivamente — possuem cidadania norte-americana e foram sequestradas pelo grupo radical durante o ataque a Israel no último dia 7 de outubro.
A imagem postada no portal israelense Times of Israel, mostra mãe e filha cercadas por tropas do exército israelense. Elas estavam em Israel para visitar um parente quando a cidade foi invadida pelo Hamas.
Two of the hostages, mother and daughter Yehudit Tai and Natali Shoshana Raanan were released by the Hamas terror organization and were transferred to the Israeli border via the Red Cross.
— Israel ????? ???????? (@Israel) October 20, 2023
They are on their way to an army base in central Israel were their families are anxiously… pic.twitter.com/xCGFfVEQa1
Segundo o gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, elas foram recebidas na fronteira pelas Forças de Defesa de Israel e seguiram para um ponto de encontro em uma base militar no centro de Israel, onde estão familiares. O governo afirmou ainda que fará de tudo para regatar os outros reféns.
- Hamas liberta duas reféns americanas por "razoes humanitárias"
- Israel prevê ofensiva terrestre "longa e intensa" à Faixa de Gaza
- Israel diz ter matado 10 integrantes do Hamas e fundadora da ala feminina
Mais cedo, o porta-voz do Hamas disse que as mulheres foram liberadas por "razões humanitárias", em resposta aos esforços de mediação do Catar. Outras 201 pessoas seguem sendo reféns do grupo. A maioria é israelense, mas, segundo as Forças Armadas de Israel, há também cidadãos dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Ucrânia, da Itália e do Brasil entre os reféns.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br