GUERRA ISRAEL-HAMAS

Israel evacua cidade na fronteira com o Líbano após confronto com Hezbollah

Kiryat Shmona, de 25.000 habitantes, fica em uma região que registra grande tensão desde o ataque executado pelo movimento islamista palestino Hamas

Mulher caminha com bagagem em uma estação rodoviária enquanto se prepara para partir de Kiryat Shmona, no norte de Israel, perto da fronteira com o Líbano, em 19 de outubro de 2023, como parte de uma evacuação na área em meio ao aumento das tensões entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah -  (crédito: Jalaa Marey / AFP)
Mulher caminha com bagagem em uma estação rodoviária enquanto se prepara para partir de Kiryat Shmona, no norte de Israel, perto da fronteira com o Líbano, em 19 de outubro de 2023, como parte de uma evacuação na área em meio ao aumento das tensões entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah - (crédito: Jalaa Marey / AFP)
postado em 20/10/2023 08:27 / atualizado em 20/10/2023 08:29

As autoridades israelenses anunciaram planos para evacuar nesta sexta-feira (20/10) a cidade de Kiryat Shmona, na região norte, após dias de confrontos com o Hezbollah na fronteira com o Líbano.

"O comando norte informou o prefeito da cidade sobre a decisão. O plano será executado pelas autoridades locais, o ministério do Turismo e o ministério da Defesa", afirmou o Exército em um comunicado.

Kiryat Shmona, de 25.000 habitantes, fica em uma região que registra grande tensão desde o ataque executado pelo movimento islamista palestino Hamas em 7 de outubro em território israelense.

O ataque matou 1.400 pessoas, a maioria civis. Desde então, o Exército israelense está em alerta na fronteira norte do país para impedir uma possível ofensiva do movimento libanês pró-Irã Hezbollah.

Desde 7 de outubro, os confrontos na fronteira entre Israel e Líbano deixaram quase 20 mortos, em sua maioria combatentes, além de um jornalista da agência Reuters e dois civis. 

Do lado israelense, ao menos três pessoas morreram.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br