guerra israel-hamas

EUA: 2 mil soldados estão em alerta de prontidão no Oriente Médio

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, colocou militares e uma série de unidades "em alerta máximo"

Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, colocou militares
Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, colocou militares "em alerta máximo com uma ordem de prontidão para mobilização" - (crédito: SIMON WOHLFAHRT / AFP)
postado em 17/10/2023 11:29 / atualizado em 17/10/2023 11:29

O Exército americano colocou 2.000 soldados em alerta de mobilização em resposta à escalada do conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas em Gaza, informou o Pentágono nesta terça-feira (17/10). 

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, colocou militares e uma série de unidades "em alerta máximo com uma ordem de prontidão para mobilização", afirmou o Pentágono em um comunicado, para "responder rapidamente à evolução do entorno de segurança no Oriente Médio".

Segundo a imprensa americana, as tropas cobririam funções de apoio, como assistência médica e manipulação de explosivos.

"Nenhuma decisão foi tomada em relação ao envio de forças neste momento", acrescentou Austin.

A medida foi anunciada no momento em que o presidente americano, o democrata Joe Biden, prepara-se para embarcar para Israel, na quarta-feira (18/10), para expressar o apoio explícito de Washington a seu principal aliado na região.

Biden terá a missão de evitar que a escalada da guerra na Faixa de Gaza se alastre e gere um conflito mais amplo no Oriente Médio.

Os Estados Unidos já enviaram dois porta-aviões para a região "para dissuadir ações hostis contra Israel", disse Austin na semana passada.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br