AMÉRICA LATINA

Quem é Daniel Noboa, magnata exportador de banana que será presidente do Equador

Empresário vence advogada Luisa González, aliada do ex-presidente Rafael Correa, que reconheceu a derrota na noite de domingo. Campanha foi marcada por violência

Daniel Noboa, eleito presidente, votou vestindo um colete à prova de balas -  (crédito: MARCOS PIN / AFP)
Daniel Noboa, eleito presidente, votou vestindo um colete à prova de balas - (crédito: MARCOS PIN / AFP)
BBC
BBC Geral
postado em 15/10/2023 23:14 / atualizado em 16/10/2023 09:22

O empresário de centro-direita Daniel Noboa, 35 anos, venceu neste domingo (15/10) as eleições no Equador e será o presidente mais jovem da história do país após uma campanha marcada pela violência, em que um de seus oponentes foi assassinado dias antes do primeiro turno, em agosto.

Com mais de 90% dos boletins de urnas válidas examinados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país, Noboa, da coalizão Ação Democrática Nacional, venceu a disputa do segundo turno com 52,3% dos votos, à frente dos 47,7% da advogada Luisa González, apoiada pelo ex-presidente Rafael Correa. González, do Revolução Cidadã, concedeu a derrota quando a tendência de vitória do empresário já era irreversível.

Daniel Noboa Azín, de uma família dona de um império empresarial que inclui a exportadora de banana Bonita, uma das principais do país, assumirá um mandato atípico, que terá início em dezembro, em uma data ainda a confirmar, e durará apenas até maio de 2025.

É que Noboa vai completar o mandato do presidente Guillermo Lasso, que dissolveu a Assembleia Nacional e convocou eleições antecipadas em meio a um processo de impeachment sob acusação de corrupção.

Mais informações em breve.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br